domingo, 1 de novembro de 2009

O Substantivo e os artigos alemão

Em alemão temos três substantivos: o masculino, o feminino e o neutro, que são representados respectivamente pelos artigos definidos Der, Die e Das. Mas o que é substantivo mesmo ? Então, substantivo é a palavra que serve para indicar coisa ou pessoa. Assim sendo chamamos maçã e casa de substantivo e neste caso estão no singular. E maçãs e casas estão no plural.


Mas em alemão, a forma de se formar o plural não é tão fácil existe diversas maneiras e uma forma desta é o uso do "umlaut", ou seja a mudança da vogal. 


O plural em alemão é representado pelo artigo Die e serve para os três tipos de artigos (der, die e das), assim podemos dizer:


Der Mann - Die Männer

Die Frau - Die Frauen

Das Auto - Die Autos

  
 Uma grande dificuldade que tive em meus estudos de alemão foi que eu aprendia assim "Haus" e o certo de se aprender em alemão é o substantivo junto com o artigo "das Haus" ou seja em alemão a casa é representada pelo substantivo neutro, diferente de português que casa é feminino. Então recomenda-se que aprenda o substantivo junto com o seu artigo. E uma particularidade importante do idioma alemão é que os substantivos são escrito sempre com letra inicial maiúscula.

Já que falamos do artigo definido (der, die e das) falarei do artigo indefinido: O artigo indefinido alemão é igual para o masculino e o neutro (ein) e no feminino o artigo é (eine). No idioma alemão existe também o artigo definido de negação que é kein. E este artigo não existe em português e o seu uso é para negar um substantivo e geralmente o traduzem como nenhum.

Por hoje é só e lembrando, não sou fluente em alemão e faço isto apenas para lembrar do que aprendi no passado e ajudar alguém que esteja aprendendo esta lingua que tanto amo.

0 comentários:

Postar um comentário